Atendimento via whatsapp

Terapia de Reposição de Testosterona

23 de Outubro de 2018
O Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), também chamado de Hipogonadismo Tardio (HT), é o processo de envelhecimento da população masculina acompanhado por uma diminuição dos níveis sanguíneos de testosterona, com potencial para causar múltiplas morbidades e queixas psicossociais, já que a testosterona é um hormônio natural essencial para manter o bem-estar físico e emocional nos homens. No entanto, existe uma grande variabilidade individual na idade de início desse processo bem como na velocidade de declínio hormonal.Tal deficiência hormonal pode causar infertilidade, disfunção erétil, perda de massa muscular, osteoporose, diabetes e perda da memória, ocasionando sintomas como cansaço ao menor esforço físico, indisposição, depressão, desejo sexual diminuído e impotência, sendo essa última a causa mais comum de motivar a procurar um urologista.
  A deficiência de testosterona aumenta progressivamente com a idade, iniciando a partir dos 30 anos, e com 20% dos homens com mais de 60 anos apresentando níveis abaixo dos valores de referência, além ser mais prevalente também nos obesos e naqueles com múltiplas comorbidades, como renal crônico em hemodiálise e diabéticos. Essa patologia é diagnosticada de acordo com os sinais e sintomas identificados associados ao baixo nível de testosterona no sangue.
  A Terapia de Reposição de Testosterona (TRT) objetiva melhorar a qualidade de vida. Todavia, é muito importante, antes de iniciar o tratamento, realizar avaliações com hematologista, cardiologista, mastologista, além, obviamente, com urologista para a realização do toque retal e PSA. Há várias formas de administração: oral, bucal, intramuscular, gel e adesivo transdérmico. Com isso, sabe-se que a decisão depende muito da participação ativa do paciente, baseando-se na segurança, na toxicidade, no custo e na posologia, pois cada via de administração tem suas vantagens e desvantagens que precisam ser bem discutidas seu médico assistente, geralmente um urologista. Em pacientes obesos e idosos pode melhorar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a circunferência abdominal, pois promove a redução da gordura abdominal. Diminui o risco de problemas do coração, pois melhora os níveis de colesterol. Controla a osteoporose, em virtude de uma melhor mineralização óssea. Promove aumento da força muscular por ser um potente estimulador da síntese de proteínas. E também tem influência no mecanismo da ereção. Sabe-se que em alguns casos esses benefícios são dose-dependentes. Ë preciso ficar bem claro que a TRT é contra-indicada: história prévia de câncer de próstata, câncer de mama masculino, PSAt > 4ng/dl, apnéia do sono, infertilidade masculina e sintomas severos do trato urinário inferior associados a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Por isso, que a TRT não deve ser iniciada em caso de paternidade desejada, processos pouco claros da próstata, glândula mamária ou hematócrito alto. Homens com diabetes e HT têm mais massa gorda e são mais resistentes à insulina que homens com níveis normais de testosterona no sangue. A dose baixa de gonadotrofina coriônica humana parece manter os parâmetros de produção de espermatozóides em homens com hipogonadismo e em TRT. A reposição concomitante de testosterona e o uso de gonadotrofina coriônica humana podem preservar a fertilidade em homens com DAEM que desejam preservar a fertilidade durante a TRT. 
  A TRT deve ser monitorada em intervalos regulares, melhor aos 3, 6 e 12 meses após o início e depois anualmente. Os parâmetros para a vigilância incluem bem-estar, libido e atividade sexual, medição dos níveis séricos de testosterona, hemoglobina e hematócrito, PSA e exame retal digital e, semestralmente, densidade mineral óssea. A testosterona tem efeitos positivos sobre comorbidades como obesidade, síndrome metabólica, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, osteoporose e renal crônico.

Outras Notícias

Marque Sua Consulta

Agende sua consulta com Dr. Fábio Quintiliano. O agendamento da consulta é um serviço gratuito, fácil, rápido e seguro.

Marque sua Consulta