ESTUDO URODINÂMICO

O que é?

É um exame que dura mais ou menos 45 minutos, um pouco mais nas crianças com menos de 10 anos de idade, e que avalia de maneira objetiva a dinâmica do aparelho urinário inferior, pois permite observar o comportamento da bexiga nas fases de enchimento e esvaziamento, quer em homens, quer em mulheres e até mesmo em crianças, por medidas das pressões vesical, uretral e abdominal, gerando parâmetros como volume produzido, excretado ou retido, tempo de produção, capacidade volumétrica das vias urinárias, pressão de fluxo no interior das vias urinárias, etc. Em termos práticos, ele mostra se a bexiga consegue cumprir sua função: armazenar urina sob baixa pressão e proporcionar adequado esvaziamento (micção normal).

Indicação

     - Aumento da próstata
     - Incontinência urinária na mulher
     - Incontinência urinária no homem 
     - Pacientes com lesões neurológicas (“bexiga neurogênica”)
     - Preparo de algumas cirurgias 
     - Pacientes refratários aos tratamentos para sintomas do trato urinário inferior

Exames Necessários

     - Sumário de Urina e uma Urocultura com Antibiograma. A presença de infecção urinária não tratada pode comprometer o resultado do exame.

Como se Realiza?

O paciente é posicionado numa cadeira especializada e pequenas sondas são conectadas num aparelho que ajudará a aferir a pressão da bexiga, a pressão abdominal e, indiretamente, a pressão do músculo detrusor da bexiga. Durante o exame, enche-se a bexiga com soro fisiológico e, ao final , é solicitado ao paciente que a esvazie como se estivesse urinando num vaso sanitário.

Orientações

1. Não é necessário jejum 
2. Tomar o café da manhã normalmente 
3. O paciente deve estar acompanhado por um maior de 18 anos 
4. Trazer anotado as medicações em uso 
5. Tomar as medicações que faz uso normalmente (para coração, pressão, diabetes, problemas neurológicos) 
6. Interromper 48 horas antes do exame medicações anticolinérgicas (Retemic, Detrusitol, Vesicare, Vesomni, Fenazic, Enablex)
7. Se mulher, avisar 24 horas caso esteja menstruada 
8. De preferência raspar os pêlos pubianos 
9. Trazer urocultura dos últimos 30 dias 
10. Chegar com 30 minutos de antecedência 
11. Trazer pedido do médico?

Riscos

Quase nunca o exame envolve riscos. A bacteremia (febre, calafrios, astenia, inapetência, náusea, vômitos e cefaleia) é mais rara ainda e ocorre particularmente nos pacientes idosos, debilitados, imunodeprimidos ou com infecção urinária prévia. Alguns poucos pacientes podem apresentar sangramento uretral, geralmente sem relevância clínica e autolimitado, assim como disúria e aumento da frequência urinária.

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

"Eu, abaixo assinado, autorizo o Dr. FÁBIO QUINTILIANO E LIMA e/ou seus assistentes a realizar o estudo urodinâmico (procedimento necessário para a investigação dos problemas do trato urinário inferior). 

Antes do procedimento foi me explicado sobre a necessidade da realização, já que em alguns casos o diagnóstico só é possível sob auxílio dos parâmetros objetivos da urodinâmica.Também os médicos me esclareceram sobre o procedimento.

Disseram que ele é feito sob anestesia de local, mas sem sedação, e que é realizado através da uretra.

De qualquer maneira, fiquei certo de que se precisar posso entrar em contato com meu médico urologista a qualquer momento depois do exame ou procurar um serviço de urgência médica.

Fiquei sabendo que depois do procedimento devo ir repousar em minha casa por 12 a 48 horas. Posso retornar ao meu trabalho no dia seguinte, caso não ocorra problemas. Não posso me esquecer de que depois de receber o resultado do exame devo levá-lo ao meu médico para, dependendo do resultado, ele adotar o tratamento correto para o meu caso.

Diante do exposto, eu ___________________, RG _____, estou ciente dos esclarecimentos acima e manifesto que desejo ser submetido  ao estudo urodinâmico por minha livre e espontânea vontade.

_________________
Assinatura do paciente

________________
Assinatura da testemunha

Certifico que este documento me foi explicado e que o li ou que o mesmo foi lido para mim e que entendi o seu conteúdo."

A SBU recomenda que os urologistas apresentem este texto aos seus pacientes.
A assinatura deste Consentimento Pós-Informado não dispensa o médico de consignar no Prontuário Médico as informações e opções oferecidas ao paciente, suas possíveis complicações e a decisão que ele tomou livremente.

Marque Sua Consulta

Agende sua consulta com Dr. Fábio Quintiliano. O agendamento da consulta é um serviço gratuito, fácil, rápido e seguro.

Marque sua Consulta

Siga-nos no Instagram