BIÓPSIA RENAL

O que é?

É um procedimento médico no qual são retirados de 2 a 3 fragmentos de tecido renal para posterior avaliação microscópica por um médico patologista.

Indicação

Nas doenças renais de causas a esclarecer, pois apenas a avaliação clínico-laboratorial não foi suficiente para fechar o diagnóstico. Mais precisamente nas suspeitas de glomerulonefrites, nas proteinúrias significativas, nas hematúrias com dismorfismos eritrocitários, nas insuficiências renais de causas desconhecidas e nos pacientes transplantados com suspeita de rejeição.

Exames Necessários

     - Hemograma Completo

     - Uréia, Creatinina

     - Coagulograma

     - Urocultura com Antibiograma

     - Ultrassonagrafia das Vias Urinárias

Qual o Preparo?

     - Antibioticoprofilaxia: Oral, 01 comprimido por dia por 3 dias, iniciando na véspera do exame.

     - Anti-hemorrágico: Oral, 02 comprimidos de 6/6 horas por 3 dias, iniciando na véspera do  exame.

Como se Realiza?

A biópsia renal que dura em média 20 minutos é executada em ambiente hospitalar com o paciente em decúbito ventral (deitado de barriga para baixo) sob anestesia local e, de preferência, associada a uma sedação. Guiado pela ultrassonografia o rim pode ser visibilizado e com uma agulha específica são retirados os fragmentos e colocados em frascos separados com seus respectivos líquidos para análises, com técnicas diferentes pelo patologista.

Orientações

1. Jejum, inclusive de água de 08 horas (nas biópsias com sedação). Alimentar-se normalmente (Sem sedação)
2. O paciente deve estar acompanhado por um maior de 18 anos
3. Providenciar transporte de ida e volta no dia do exame
4. Trazer anotado as medicações em uso
5. Tomar as medicações que faz uso normalmente (para coração, pressão, problemas neurológicos) com pouca água até 02 horas antes do exame
6. Hipoglicemiantes e insulina devem ser suspensos apenas no dia do exame e podem ser tomados após o exame
7. Medicações anti-inflamatórias e AAS devem ser suspensas 7 dias antes do exame
8. Anticoagulantes como somalgin, marevan, clopidogrel, plavix, xarelto também devem ser suspensos
9. Trazer resultado dos exames: hemograma, coagulograma, e PSAt dos últimos 3 meses
10. Trazer urocultura dos últimos 30 dias
11. Ingerir alimentos leves na véspera do exame: Bolacha de água e sal, suco de frutas coados, purê, frango desfiado, sopa de legumes, chá e torradas
12. Realizar preparo do cólon via retal conforme prescrição médica
13. Chegar com 30 minutos de antecedência
14. Trazer pedido do médico
15. Assinar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Recomendações

Após a biópsia, o paciente deve:

     - Repousar deitado por 12h e alimentar-se habitualmente;

     - Nos 02 dias seguintes, deve caminhar normalmente, mas sem grandes esforços;

     - A partir do terceiro dia, está apto a voltar a suas atividades habituais, caso não haja dor e sangramento na urina.

É normal após a biópsia:

     - Sair um pouco de sangue na urina por 2 dias e sentir um desconforto no local da punção.

Riscos

SE os sintomas persistirem por mais tempo que o citado OU se houver dor e febre (temperatura maior que 37,8OC) procure seu urologista ou uma urgência médica.

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

"Eu, abaixo assinado, autorizo o Dr. FÁBIO QUINTILIANO E LIMA e/ou seus assistentes a realizar uma biópsia renal (Procedimento realizado para obter um pequeno fragmento de tecido renal com o uso de uma agulha acoplada a um disparador específico para este procedimento). Pode ser realizado com anestesia local, sob sedação. Este procedimento deve ser orientado por um método de localização do rim, sendo o mais comum a ultrassonografia.

A análise do fragmento renal obtido pela biópsia permite avaliar o comprometimento das estruturas dos rins e estabelecer diagnósticos, prognósticos e indicações para iniciar ou não tratamentos.

A biópsia renal possui riscos de complicações, sendo a mais freqüente a hematúria microscópica (presença microscópica de sangue na urina) que ocorre em quase todos os casos e não requer tratamento específico. Também podem ocorrer hematomas Peri renais pequenos e assintomáticos (extravasamento de sangue em torno do rim). Em alguns casos de hemorragias mais graves pode ser necessário transfusões sanguíneas e intervenções cirúrgicas, inclusive a retirada do rim. Como em qualquer procedimento cirúrgico, embora muito raro, podem ocorrer complicações potencialmente fatais.

Pode-se obter tecido renal para exame também por videolaparoscopia ou mesmo por cirurgia aberta.

Confirmo que recebi explicações, li, compreendi os termos médicos e concordo com os termos deste documento, e que me foi dada à oportunidade de fazer perguntas e esclarecer eventuais dúvidas, ficando claro para mim quais são os propósitos dos procedimentos o qual estarei submetido, seus desconfortos e riscos pelos eventuais efeitos indesejáveis decorrentes. Entendi e concordo voluntariamente o que é necessário eu fazer para que a BIOPSIA RENAL PERCUTÂNEA tenha o resultado pretendido. Declaro, igualmente, estar ciente de que o tratamento adotado não assegura a garantia de cura e que a evolução da doença e o resultado do tratamento podem obrigar o(a) médico(a), a modificar as condutas inicialmente propostas, sendo que neste caso, fica o(a) mesmo(a) autorizado(a), desde já, a tomar providencias necessárias para tentar a solução dos problemas surgidos, segundo seu julgamento em meu benefício. O(A) médico(a) explicou que em algumas circunstancias as cirurgias podem gerar fatos bastante complicados, independente da perícia, prudência ou vontade do médico. Fui informado e compreendi que a prática médica/cirúrgica não é uma ciência exata; então podem ser dadas quaisquer garantias, nem certezas quanto ao tratamento ou cirurgia. Declaro que nada omiti em relação a minha saúde e que esta declaração passe a fazer parte da minha ficha clínica ou fique na guarda pessoal do(a) meu médico(a), ficando autorizado a utilizá-la em qualquer época, no amparo e na defesa de seus direitos, sem que tal utilização implique em qualquer tipo de ofensa. Fica autorizado ao acesso a minha ficha clínica, que por ventura exista em outro estabelecimento hospitalar, clínica ou consultório inclusive, a solicitar, segunda vias de exames laboratoriais, cardiológicos, RXe demais por ventura existentes. Assim, tendo conhecimento, autorizo a realização do mesmo, expressando que as informações foram prestadas de viva voz pelo(a) médico(a), tendo sido perfeitamente entendidas e aceitas. Fica também estabelecido que diante o procedimento, o paciente e/ou representante legal pode revogar este consentimento a qualquer momento de maneira formal.

Diante do exposto, eu ___, RG _, estou ciente dos esclarecimentos acima e manifesto que desejo ser submetido à biópsia renal por minha livre e espontânea vontade."
_________________
Assinatura do paciente
________________
Assinatura da testemunha

Certifico que este documento me foi explicado e que o li ou que o mesmo foi lido para mim e que entendi o seu conteúdo.

A SBU recomenda que os urologistas apresentem este texto aos seus pacientes.

A assinatura deste Consentimento Pós-Informado não dispensa o médico de consignar no Prontuário Médico as informações e opções oferecidas ao paciente, suas possíveis complicações e a decisão que ele tomou livremente.

Marque Sua Consulta

Agende sua consulta com Dr. Fábio Quintiliano. O agendamento da consulta é um serviço gratuito, fácil, rápido e seguro.

Marque sua Consulta

Siga-nos no Instagram