Atendimento via whatsapp

PROSTATECTOMIA ASSISTIDA POR ROBÔ

Objetivo?

Uma abordagem importante para o tratamento do câncer de próstata, tentando preservar a continência e a ereção.

Indicação

Atualmente, a cirurgia poupadora de nervos continua sendo uma opção de tratamento razoável para homens com câncer de próstata clinicamente localizado (baixo risco) que têm pelo menos 10 anos de expectativa de vida e baixas comorbidades. É um procedimento bem tolerado que está associado a baixa morbidade. Pacientes com mais de 70 anos devem ser cuidadosamente selecionados. É considerada uma opção de tratamento viável na doença localmente avançada, para pacientes selecionados.

Antibiótico, Posicionamento do Paciente, Tipo de Anestesia e Técnica Cirúrgica

Antes de iniciar a cirurgia são administrados antibióticos e são tomadas medidas para evitar trombose venosa profunda nos membros inferiores. Isso inclui o uso de meias compressivas e a aplicação de um dispositivo de compressão seqüencial (as chamadas perneiras) nas extremidades inferiores do paciente e o uso de anticoagulantes por via subcutânea. Cefalosporina de primeira geração como profilaxia, 2g, IV por 24 horas. Paciente fica deitado com o abdome voltado para cima, joelhos afastados e levemente fletidos e a cabeça em declive de aproximadamente 25 graus. A anestesia é geral associada ao bloqueio peridural sob critérios específicos da cirurgia robótica. Os médicos devem ter um entendimento claro da anatomia, incluindo não apenas a glândula em si, mas também a anatomia periprostática. Tal entendimento, associado à obtenção do controle vascular e preservação dos feixes neurovasculares, permite uma abordagem anatômica e segura da operação, com morbidade reduzida.

Recuperação

Paciente normalmente recebe alta no dia seguinte com a sonda vesical que será retirada em média 7 dias após a cirurgia já no consultório médico.

Marque Sua Consulta

Agende sua consulta com Dr. Fábio Quintiliano. O agendamento da consulta é um serviço gratuito, fácil, rápido e seguro.

Marque sua Consulta