Recomendações Urológicas para COVID-19: Paciente Positivo

ORIENTAÇÃO GERAL SOBRE O QUÊ FAZER QUANDO ENCONTRAR COM UM PACIENTE COVID-19 POSITIVO NECESSITANDO DE CIRURGIA:

 

1. Um centro cirúrgico especialmente equipado deve ser preparado para esses casos. Para endourologia, um sistema de raios X fluoroscópico móvel de braço C para imagem radiológica e experiência pessoal, pois seu manuseio deve estar na sala de cirurgia.

2. A equipe cirúrgica e o pessoal de sala devem estar completamente protegidos contra a infecção pelo COVID-19 e adotar dispositivos de proteção adequados.

3. Todos os procedimentos minimamente invasivos devem ser preferencialmente realizados por profissionais experientes e com o número mínimo de funcionários, também com experiência. Além disso, nenhum observador externo é permitido na sala de cirurgia.

4. Até o momento, não há dados específicos demonstrando a presença de aerossol do vírus COVID-19 liberado durante cirurgia abdominal minimamente invasiva.

5. Sistemas de evacuação de fumaça com modo de evacuação de fumaça filtrada ativo, capaz de filtrar as partículas aerossolizadas do dióxido de carbono liberadas durante cirurgias laparoscópicas.

6. Utilizando insuflação de CO2 com um sistema fechado com filtragem apropriada de partículas aerossolizadas

a. Não inserir instrumentos de 8 mm em um trocarte da Vinci de 12 mm sem redutor

b. Não inserir um instrumento de 5 mm em um trocarte da Vinci de 12 mm, mesmo com o redutor no lugar

c. Desligar a insuflação de CO2 e ventilar o gás através de um filtro antes de extração de amostras

d. A consulta com o fabricante de insuflação de CO2 usado em seu hospital pode ser

necessária para garantir que as configurações adequadas sejam selecionadas para o efeito máximo de filtragem.

7. Para laparoscopia (assistida por robô) e retroperitoneoscopia, recomenda-se a menor pressão intra-abdominal permitida com o uso de sistema insuflação integrado inteligente.

8. Recomenda-se diminuir o máximo possível a configuração de energia do bisturi elétrico para reduzir a produção cirúrgica de fumaça, especialmente em cirurgia laparoscópica. Durante o acesso, o bisturi elétrico deve ser fornecido com sistema de sucção automática.

9. Evacuação de fluido de irrigação durante procedimentos endourológicos (cistoscopia, RTU de Bexiga, RTU de Próstata, URS, NLTP) deve ser coletadas através de um sistema fechado.

Marque Sua Consulta

Agende sua consulta com Dr. Fábio Quintiliano. O agendamento da consulta é um serviço gratuito, fácil, rápido e seguro.

Marque sua Consulta

Siga-nos no Instagram