Recomendações Urológicas para COVID-19: Antes da Cirurgia

Orientação geral para testar pacientes antes da cirurgia no período COVID-19:

1. Pacientes com sintomas clínicos como febre e dificuldade respiratória e / ou com histórico de viagem para áreas endêmicas e contato prévio com pacientes com COVID-19 devem ser submetidos a Teste COVID-19. Em uma situação de emergência, sugere-se lidar com esses pacientes como COVID-19 paciente positivo, a fim de reduzir o risco de contágio para pacientes e profissionais de saúde.

2. Pacientes sem sintomas clínicos e sem histórico de viagens para áreas endêmicas e contato nas últimas 2 semanas com um paciente positivo para COVID-19: O teste de pacientes eletivos é recomendado sempre que possível dentro de 48 horas antes da cirurgia em um ambulatório. Pode-se considerar iniciar o teste de PCR e suspender uma TC de tórax somente se a PCR for positivo para uma infecção por COVID-19. No entanto, isso pode ter implicações logísticas graves (os pacientes precisam visitar o hospital repetidamente) e o teste conjunto de PCR e TC de tórax pode ser uma abordagem prática e mais desejável, dependendo da situação local. Razão principal para tal abordagem:  

a. Os pacientes podem estar no período de incubação de uma infecção por COVID-19 e subsequentemente desenvolver COVID-19 no pós-operatório, colocando-os em risco de efeitos adversos no pós-operatório resultados.

b. Os pacientes podem ser portadores assintomáticos/levemente sintomáticos do SARS CoV-2 e colocar em risco os trabalhadores do hospital, principalmente durante a intubação e procedimentos de aerossol.

c. Os pacientes podem ser portadores assintomáticos/levemente sintomáticos do SARS CoV-2 e colocar em risco outros pacientes hospitalizados, geralmente grupos de mais idade com comorbidades e com maior risco de doença COVID-19 grave.

3. O grupo está ciente de que, atualmente, diferentes políticas de triagem podem ser aplicáveis, dependendo da região ou país. Mesmo após os relatos dos resultados falso-negativos do teste e do como o EPI deve ser adotado em todos os pacientes cirúrgicos, as informações sobre o teste podem ser úteis no pós-operatório.

4. Além disso, é altamente recomendável aconselhar os pacientes a cumprir as orientações gerais quanto ao distanciamento social, conforme declarado pelo governo, uma vez que isso provavelmente reduzirá o risco de doença COVID-19 no momento da operação.

Marque Sua Consulta

Agende sua consulta com Dr. Fábio Quintiliano. O agendamento da consulta é um serviço gratuito, fácil, rápido e seguro.

Marque sua Consulta

Siga-nos no Instagram