CISTOSCOPIA E/0U URETROCISTOSCOPIA

O que é?

É um exame endoscópio das vias urinárias baixas. Podemos comparar com a endoscopia digestiva alta que serve para visualizar o interior do esôfago e do estômago. Na uretrocistoscopia visualizamos todo o interior da uretra, da bexiga e a porção terminal dos ureteres.

Indicação

     - Diagnóstico e acompanhamento de distúrbios das vias urinárias, dos tumores da bexiga ou da uretra
     - Diagnóstico de infecções recorrentes da bexiga
     - Avaliação do tamanho da próstata
     - Auxílio na determinação da causa de dor ao urinar
     - Investigação de Hematúria

Exames Necessários 

     - Hemograma Completo
     - Coagulograma
     - Urocultura com Antibiograma

Como se Realiza?

O exame que dura cerca de 20 minutos e é executado em ambiente hospitalar, mas sem necessidade de internação, é realizado com um aparelho chamado cistoscópio do tipo flexível (em posição de decúbito dorsal) ou semi-rígido (em posição ginecológica), com anestesia tópica local ou até mesmo com anestesia geral, dependendo da história clínica e comorbidades do paciente. O cistoscópio carrega em sua extremidade lâmpadas de xenon e uma minicâmera que transmite por fibra ótica imagens para um monitor. É possível, também, em alguns casos, retirar fragmentos de tecidos para análise patológica (biópsias). O resultado da biópsia segue acompanhado de um laudo descritivo com todas as informações encontradas no exame. É opção do paciente receber a gravação do seu exame.

Orientações:

1. Jejum, inclusive de água de 08 horas
2. O paciente deve estar acompanhado por um maior de 18 anos
3. Providenciar transporte de ida e volta no dia do exame
4. Trazer anotado as medicações em uso
5. Tomar as medicações que faz uso normalmente (para coração, pressão, problemas neurológicos) com pouca água até 02 horas antes do exame
6. Hipoglicemiantes e insulina devem ser suspensos apenas no dia do exame e podem ser tomados após o exame
7. Medicações anti-inflamatórias e AAS devem ser suspensas 7 dias antes do exame
8. Anticoagulantes como somalgin, marevan, clopidogrel, plavix também devem ser suspensos
9. Trazer resultado dos exames: hemograma e coagulograma, dos últimos 3 meses
10. Trazer urocultura dos últimos 30 dias
11. Ingerir alimentos leves na véspera do exame: Bolacha de água e sal, suco de frutas coados, purê, frango desfiado, sopa de legumes, chá e torradas
12. Chegar com 30 minutos de antecedência
13. Trazer pedido do médico
14. Assinar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Riscos

Podem ocorrer infecção urinária, sangramento discreto a moderado na urina, desconforto ou ardência no canal da urina e sangramento no esperma.

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

"Eu, abaixo assinado, autorizo o Dr. FÁBIO QUINTILIANO E LIMA e/ou seus assistentes a realizar uma cistoscopia (procedimento necessário para a investigação dos problemas de bexiga através da sua visualização interna). 

Antes do procedimento foi me explicado sobre a necessidade da realização da biópsia, já que em alguns casos o diagnóstico só é possível sob auxílio da patologia.Também os médicos me esclareceram sobre o procedimento.

Disseram que ele é feito sob anestesia de sedação (anestesia mais leve) e que é realizado através da uretra, onde é introduzida um aparelho chamado de cistoscópio.

De qualquer maneira, fiquei certo de que se precisar posso entrar em contato com meu médico urologista a qualquer momento depois da biópsia ou procurar um serviço de urgência médica.

Fiquei sabendo que depois do procedimento devo ir repousar em minha casa. Posso retornar ao meu trabalho no dia seguinte, caso não ocorra problemas. Não posso me esquecer de que depois de receber o resultado da biópsia devo levá-lo ao meu médico para, dependendo do resultado, ele adotar o tratamento correto para o meu caso.

Diante do exposto, eu ___, RG _, estou ciente dos esclarecimentos acima e manifesto que desejo ser submetido à biópsia prostática por minha livre e espontânea vontade.
_________________
Assinatura do paciente
________________
Assinatura da testemunha

Certifico que este documento me foi explicado e que o li ou que o mesmo foi lido para mim e que entendi o seu conteúdo."

A SBU recomenda que os urologistas apresentem este texto aos seus pacientes.

A assinatura deste Consentimento Pós-Informado não dispensa o médico de consignar no Prontuário Médico as informações e opções oferecidas ao paciente, suas possíveis complicações e a decisão que ele tomou livremente.

Marque Sua Consulta

Agende sua consulta com Dr. Fábio Quintiliano. O agendamento da consulta é um serviço gratuito, fácil, rápido e seguro.

Marque sua Consulta

Siga-nos no Instagram