RTU de Próstata

Objetivo?

A Ressecção Transuretral da Próstata é uma cirurgia desobstrutiva da uretra prostática com a finalidade de aumentar o seu diâmetro comprimido pelos lóbulos prostáticos aumentados. É considerada há anos o procedimento “padrão ouro” para o tratamento da Obstrução Infra-Vesical (OIV) secundária à Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).

Indicação

Para próstatas menores que 80 a 100 gramas em que há sintomas do trato urinário inferior moderados a graves, apresentando falha no tratamento clínico com alfabloqueadores e/ou inibidores da 5-alfa-redutase; história de retenção urinária aguda; infecções urinárias de repetição; hematúria recorrente; lesão do trato urinário superior secundária à obstrução infra-vesical ou litíase vesical. A Vaporização da Próstata Fotoelétrica com Green Light XPS 180W é mais indicada nos pacientes cardiopatas e anticoagulados, pois o risco de sangramento com essa técnica é ainda menor.

Aintibiótico, Posicionamento do Paciente, Tipo de Anestesia e Técnica Cirúrgica

A antibioticoterapia é muito importante e deve ser administrada antes de qualquer instrumentação uretral. O paciente fica posicionado em litotomia (parecido com a ginecológica) A melhor anestesia é o bloqueio raquidiano intradural com as agulhas finas atualmente disponíveis. Em seguida, procede-se à raspagem da próstata, coagulação dos vasos sanguíneos, evacuação (retirada) dos fragmentos prostáticos e, por fim, colocação, por via uretral, de uma sonda na bexiga que servirá para irrigação contínua de soro fisiológico para clarear a urina e, também, para drenagem da mesma.

Recuperação

Recomendando-se a lavagem da sonda para retirada de eventuais coágulos intravesicais. Na maioria das vezes o paciente recebe alta no dia seguinte e sem sonda vesical.

Marque Sua Consulta

Agende sua consulta com Dr. Fábio Quintiliano. O agendamento da consulta é um serviço gratuito, fácil, rápido e seguro.

Marque sua Consulta

Siga-nos no Instagram