• Início
  • Blog
  • Varicocele como Causa de Infertilidade

Varicocele como Causa de Infertilidade

Publicado em 22 de outubro de 2023

Qual é a opção mais indicada? A Correção cirúrgica da varicocele ou a reprodução assistida tipo inseminação artificial ou fertilização in vitro?
Essa pergunta tem chegado com enorme frequência!
Gente, como defendem tanto as associações de urologia como a de medicina reprodutiva, quando o casal não está conseguindo ter filhos a mais de um ano ou a mais de 6 meses numa mulher com mais de 35 anos, mas a parceira, após adequada avaliação ginecológica, é considerada fértil ou tem infertilidade com causa tratável, e o homem  apresenta qualquer grau de varicocele palpável  com anormalidade no sêmen percebido no espermograma é mandatório realizar sempre, sempre o procedimento cirúrgico.
Ou seja, escutem bem: Não aceitem a orientação de ser submetido a uma técnica de reprodução assistida nesse momento! Esse tipo de abordagem não é adequada.
E a melhor técnica de correção cirúrgica da varicocele é a via subinguinal e utilizando auxílio do microscópio. Não seja também submetido a um procedimento cirúrgico com o cirurgião executando a olho nu, pois os resultados são menos eficazes e apresentam maiores taxas de complicações.
Já existem trabalhos mostrando que a correção cirúrgica da varicocele que emprega técnicas microcirúrgicas melhora a densidade e a motilidade dos espermatozóides e que os resultados de gravidez natural também aumentam.
É importante frisar que a melhora dos parâmetros seminais e dos testes funcionais dos espermatozóides são essenciais até mesmo se o casal necessitar de alguma técnica de reprodução assistida após a cirurgia, pois os espermatozóides serão de melhor qualidade, podendo haver melhores taxas de sucesso globais.
Tenho recebido no consultório com relativa frequência casais frustrados que se submeteram a reprodução assistida sem sucesso e o homem tinha diagnóstico de varicocele palpável com espermograma alterado. Isso ocorre, pois o espermatozóide utilizado não foi de boa qualidade e acontece a aneuploidia e, consequentemente, ou não acontece a gravidez ou acontece a gravidez, mas a gestação não evolui.
Enfim, o raciocínio é sempre fazer a cirurgia e esperar, sob acompanhamento médico, de 3 a 18 meses para uma gestação natural. Caso não aconteça, aí sim, submete-se a uma técnica de reprodução assistida numa clínica especializada com espermatozóides mais qualificados e, por fim, a chance de  sucesso ser maior para alcançar o tão sonhado filho.

Posts Recentes

Artigos

Tudo o que você precisa saber sobre os fatores de risco para câncer de testículo

Leia Mais
Artigos

SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE TESTÍCULO

Leia Mais