• Início
  • Doenças
  • Testículo Não Descido

Testículo Não Descido

A criptorquidia ou Testículo Não Descido é uma das malformações congênitas comuns em recém-nascidos do sexo masculino com uma incidência de 1,0-4,6% em recém-nascidos a termo. Meninos com apenas um testículo não descido têm uma taxa de fertilidade mais baixa, enquanto que os meninos com os dois testículos não descidos têm taxas de fertilidade e paternidade mais baixas. Além disso, esses pacientes têm um risco aumentado de mais ou menos 40% de desenvolver câncer de testículo. Portanto, a triagem e o autoexame durante e após a puberdade são recomendados.

Marque uma consulta

    Sobre

    Classificação
    Não Palpável
    Palpável

    Tratamento
    A cirurgia é idealmente realizada entre 6 e 24 meses de idade. Orquidopexia (colocação e fixação do testículo na bolsa testicular) por via inguinal ou laparoscópica.

    Recomendações:
    50% dos meninos com testículos não palpáveis bilateralmente apresentam desordens de diferenciação sexual. Por isso, nesses casos é necessário exame de cariótipo, ou seja, um teste genético. E também de uma avaliação com endocrinologista. Mas, a hormonioterapia não traz nenhum benefício para a futura paternidade.
    Para testículos intra-abdominais se faz uma laparoscopia diagnóstica.

    Outros Doenças