• Início
  • Doenças
  • Priapismo

Priapismo

É uma ereção dolorosa, contínua, que se prolonga por mais de 4 a 6 horas. E pode ser classificado como venoclusivo ou arterial. O venoclusivo é mais frequente e determinado por um baixo fluxo sanguíneo no pênis, secundário a uma oclusão das veias dos corpos cavernosos que o constituem. Já o arterial é menos prevalente e determinado por um alto fluxo sanguíneo no pênis ocasionado por uma fístula arterial.

Marque uma consulta

    Sobre

    Fatores de Risco:

    No venoclusivo os fatores de risco mais comuns são as drogas vasoativas utilizadas nos pacientes com disfunção erétil que almejam uma ereção mais plena e as doenças hematológicas como a anemia falciforme nas crianças e adolescentes. No arterial o traumatismo perineal e peniano são os principais fatores desencadeantes.

    Sinais e Sintomas:

    Ereção plena por mais de 4 horas acompanhada, na maioria das vezes, por dor.

    Complicações:

    Pode evoluir para disfunção erétil severa (impotência).

    Diagnóstico:

    É eminentemente clínico e sob auxílio de uma gasometria dos corpos cavernosos do pênis para poder diferenciar entre o priapismo venoclusivo e o arterial.

    Tratamento:

    No priapismo venoclusivo, o manejo tem que ser urgente com o objetivo de aumentar a drenagem cavernosa através da lavagem e ou irrigação dos corpos cavernosos, ou até mesmo utilizando fenilefrina (um vasoconstrictor) ou criando um shunt - uma comunicação entre os corpos cavernosos e o esponjoso no pênis. Já no arterial, o tratamento é eletivo (com data marcada) com o objetivo de diminuir o fluxo arterial através de uma embolização seletiva da artéria cavernosa guiada por um duplex peniano.

    Outros Doenças