• Início
  • Doenças
  • Prolapso de Órgãos Pélvicos (POP)

Prolapso de Órgãos Pélvicos (POP)

É a descida de um órgão pélvico resultando na protrusão da vagina e ou cérvix uterina e não inclui prolapso retal, em decorrência da fraqueza dos músculos/ligamentos do assoalho pélvico. É uma condição muito comum e exclusiva em mulheres adultas. Até 50% das mulheres podem sofrer de POP. Aproximadamente 1 em cada 11 mulheres com mais de 45 anos sofre de POP.

Marque uma consulta

    Sobre

    Fatores de Risco:
    Embora a etiologia não seja totalmente compreendida, os mais comumente reconhecidos são número de gestações, parto vaginal, cirurgia de retirada do útero, envelhecimento e obesidade. Frequentemente está associado a sintomas urinários, disfunção intestinal e/ou sexual.

    Avaliação Diagnóstica:
    É realizado um exame pélvico quando a mulher apresenta geralmente uma sensação de plenitude na pelve ou problemas de micção ou evacuação. Normalmente os sintomas aparecem quando a mulher está em pé ou sentada na posição vertical, esforçando-se ou tossindo e desaparecem quando ela está deitada e relaxada. Em algumas situações se faz necessária a realização de exames de imagem da pelve e de uma avaliação do funcionamento do trato urinário inferior através de uma urodinâmica.

    Tratamento:
    Vai depender de quão os sintomas prejudicam o cotidiano da mulher. Por conseguinte, o objetivo é melhorar a qualidade de vida. Inicialmente, observa-se. Caso haja algum incômodo, pensa-se num tratamento com um fisioterapeuta especializado em exercícios do assoalho pélvico e pressários. Mas, se os tratamento anteriores não forem eficazes ou se há outros problemas, como a incontinência urinária de esforço oculta, que justifique uma cirurgia, essa passa a ser impreterivelmente cogitada.

    Outros Doenças