• Início
  • Terapias Hormonais
  • Implantes Hormonais Subcutâneos

Implantes Hormonais Subcutâneos

É uma maneira muito eficaz, prática e segura de repor os níveis hormonais em homens, mulheres e transgêneros.

Marque uma consulta

    Sobre o Procedimento

    Implantes Hormonais Subcutâneos Absorvíveis:
    São pequenos cilíndricos estéreis, com a finalidade de tratar problemas hormonais e não hormonais, que utilizam como matéria-prima o próprio medicamento de interesse, sem necessitar da sua retirada depois, já que são absorvidos na corrente sanguínea.
    São implantados sob a pele e liberam ao longo do dia, por até 6 meses, pequenas doses fisiológicas do princípio ativo na forma isomolecular, exatamente como encontrados no corpo, sendo completamente absorvidos pelo organismo.
    É um método simples, conveniente e que já possui um longo histórico de sucesso. Os primeiros foram utilizados por volta de 1930, sendo que em 1972 foi obtido o primeiro registro no FDA, a ANVISA dos Estados Unidos.
    Proporcionam níveis consistentes e saudáveis de liberação do hormônio, dependendo da dose e do paciente, o quê pode resultar em variação de tempo e de duração do implante.

    Implantes Hormonais Subcutâneos Inabsorvíveis:
    É um dispositivo flexível de silicone biocompatível conhecido como Silástico que também é implantado no tecido subcutâneo e utilizado como método de terapia hormonal ou contracepção e que possuem efeito terapêutico na mioria das vezes de 12 meses. Aqui a difusão hormonal é impulsionada pelo gradiente de concentração. E ao final do tratamento necessitam ser retirados do corpo do paciente através de um pequeno procedimento que pode ser realizado no próprio consultório.

    Indicações:
    Homens: Hipogonadismo (sintomas de dimuição dos níveis de testosterona); Sarcopenia (diminuição de força muscular) e osteopenia (tendência a osteoporose); Puberdade tardia; Castração.
    Mulheres: Contracepção; Endometriose / Adenomiose; Espessamento endometrial; Mioma uterino; Prevenção da osteoporose pós-menopausa; Sintomas ginecológicos: TPM, dor ao menstruar e o desejo sexual hipoativo; Climatério; Atrofia vulvar e vaginal devido à menopausa; Menopausa precoce; Hipoestrogenismo devido a hipogonadismo.

    Vantagens:
    Mais conveniência e melhora da eficácia do tratamento, dispensando a realização de aplicações periódicas de injeções, géis e ou doses via oral; Liberação de doses diárias constantes de fármaco permitem manter o tratamento dentro da faixa efetiva, reduzindo oscilações e efeitos adversos; Duram em média 6 a 12 meses, a depender do tipo.

    Benefícios:
    Melhor desejo e sensação sexual; Aumento dos níveis de energia e disposição; Ajuda na perda de peso; Alívio da ansiedade; Aumento de massa magra; Maior foco e clareza mental; Auxilia na estabilização do humor; Bloqueio da proliferação endometrial; Melhora da densidade óssea.

    Procedimento:
    É rápido e realizado em consultório. Realizada anestesia local e uma pequena incisão é feita na pele onde os implantes são inseridos através de um instrumental adequado e, em seguida, é fixado um curativo no local.

    Possíveis Efeitos Colaterais:
    Primeiramente, devemos informar que os possíveis efeitos colaterais que ocorrem em ate 20% doa casos podem ser minimizados até mesmo corrigidos com fórmulas manipuladas prescritas pelos eu médico.
    Hiperplasia endometrial; Acne; Queda de cabelo no couro cabeludo ou Aumento de pêlos nos braços, pernas e até mesmo abdômen; e Retenção Hídrica.

    Contraindicações:
    Neoplasia de próstata, mama, ovário ou útero confirmada ou suspeita;
    Gravidez confirmada ou suspeita; Hepatopatia grave ou recente
    Sangramento genital anormal não diagnosticado;
    Distúrbios tromboembólicos; Evento cardiovascular (infarto ou AVC)

    Orientações Pós Implante:
    A adaptação dos implantes no metabolismo humano varia entre 7 a 30 dias.
    O Efeito anticoncepcional se inicia em média 60 dias após o procedimento. E vale lembrar que não existe método 100% efetivo.
    Cessa a menstruação.
    Quaisquer sintomas ou dúvidas comunicar ao seu médio o mais breve possível.

    Orientações Sobre o Curativo:
    Evitar exercícios físicos por 7 dias.
    Usar bolsa de gelo por 30 minutos toda noite e depois secar com secador.
    Tomar banho de chuveiro e secar com secador.
    Não entrar em piscinas ou banheiras.
    Retirar o curativo impermeável com 7 dias.
    Se formar hematomar usar em volta anti-inflamatório tópico.

    Outras Terapias Hormonais