• Início
  • Doenças
  • Incontinência Urinária de Esforço (IUE)

Incontinência Urinária de Esforço (IUE)

É a perda involuntária de urina ocasionada por um esforço abdominal decorrente de uma tosse, espirro, gargalhada ou até mesmo pegar um peso que ocorre pelo menos uma vez por semana em um terço das mulheres adultas. As estimativas de sua prevalência na população feminina variam de 10% a 40%.

Marque uma consulta

    Sobre

    Fatores de Risco
    Obesidade, número de partos normais, cirurgia de retirada de útero, menopausa.

    Avaliação Diagnóstica
    A avaliação básica de mulheres com incontinência urinária de esforço inclui história, exame físico, teste de esforço da tosse, diário miccional, volume urinário residual pós-miccional e exame de urina. Não tem necessidade de realizar nenhum exame de imagem.
    Em alguns casos, a IUE só pode ser observada após a redução do prolapso coexistente (IUE oculta).

    Tratamento Conservador
    Perder e manter a perda de peso.
    Treinamento muscular do assoalho pélvico intensivo e supervisionado com duração mínima de três meses, associado ou não a estimulação elétrica.
    Estrogênio vaginal para mulheres na menopausa com atrofia vaginal.
    A Duloxetina, um inibidor da recaptação de serotonina, melhora a incontinência urinária de esforço em mulheres, mas as chances de cura são baixas, e ainda pode causar efeitos adversos no trato gastrointestinal e no sistema nervoso central, embora limitados às primeiras semanas de tratamento.

    Tratamento cirúrgico
    Indicado quando o conservador falhou. Há diferentes procedimentos cirúrgicos, onde a escolha dependerá de apropriada discussão das vantagens e desvantagens de cada abordagem num processo de decisão compartilhada entre médico e paciente.

    É recomendado realizar estudo urodinâmico no pré-operatório de casos de incontinência urinária de esforço com sintomas de bexiga hiperativa; de casos em que o tipo de incontinência é obscura; de casos em que a disfunção miccional é suspeita; e de casos associados a prolapso de órgão pélvico ou cirurgia prévia para incontinência urinária de esforço.

    Existe a cirurgia de colpossuspensão aberta ou laparoscópica ou robótica. Mas, o sling autólogo é mais eficaz em termos de taxa de cura do que colpossuspensão e tem menos complicações.
    Os agentes de volume uretral, embora sejam de menor risco, são menos eficazes do que as outras opções cirúrgicas.
    Os slings sintéticos de uretra média também são mais eficazes que as outras modalidades cirúrgicas. Portanto, são o padrão-ouro.

    Outros Doenças