• Início
  • Cirurgias
  • Laparoscopia na Urologia

Laparoscopia na Urologia

A sua aplicação em cirurgias urológicas vem sendo associada a diversos benefícios em relação às técnicas cirúrgicas convencionais, mas inferior a robótica quando levamos em consideração a curva de aprendizado, a visibilidade e a ergonomia. No entanto, ainda é uma alternativa quando o custo é um fator limitante para a realização da cirurgia robótica.

Marque uma consulta

    Sobre o Procedimento

    É uma cirurgia minimamente invasiva, mas que exige uma curva de aprendizado bem maior que a cirurgia robótica, principalmente nas cirurgias de reconstrução do trato urinário.

    Utiliza o recurso de uma câmera 2D (na robótica é 3D) que é manipulada por um auxiliar (na robótica é manipulada pelo próprio cirurgião).

    O cirurgião utiliza pinças específicas, mais longas e com limitação da movimentação. A técnica robótica permite uma maior precisão dos movimentos, uma diminuição do risco de complicações cirúrgicas e o alcance em áreas de difícil acesso pela laparoscopia, como a pelve, por exemplo.

    Na nossa prática clínica praticamente restringimos a laparoscopia para procedimento diagnóstico e terapêutico de testículos não descidos e não palpáveis (Orquidopexia Videolaparoscópica), e para situações pontuais e de exceção que não queremos convencionalmente abrir o paciente, mas também o uso do robô seria muito caro para algo que pode tranquilamente ser resolvido pela laparoscopia.

    Áreas de Atuação

    Ircad

    Curso de Laparoscopia Avançada em Urologia

    Pinças

    Pessoal e Personalizadas

    Outras Cirurgias