• Início
  • Cirurgias
  • Microcirurgia

Microcirurgia

O emprego do microscópio cirúrgico, juntamente com instrumentos e materiais de alta qualidade, passou a ser fundamental no tratamento da infertilidade masculina, principalmente, na correção da varicocele e na reversão da vasectomia.

Marque uma consulta

    Sobre o Procedimento

    Na Correção Cirúrgica da Varicocele, a preferência recai sobre a técnicas microcirúrgicas por possuirem menores índices de complicações pós-operatórias, ou seja, a recidiva e ou a persistência da varicocele ocorre 1 a 2%, ao invés de 6 a 20% em técnicas não microscópicas; as lesões arteriais e subsequente atrofia testicular podem ser evitadas por melhor visualização das artérias; assim como a ocorrência de hidrocele pode ser minimizada por melhor visualização dos vasos linfáticos.

    Como defendem tanto as associações de urologia como a de medicina reprodutiva, quando o casal não está conseguindo ter filhos a mais de um ano ou a mais de 6 meses numa mulher com mais de 35 anos, mas a parceira, após adequada avaliação ginecológica, é considerada fértil ou tem infertilidade com causa tratável, e o homem apresenta qualquer grau de varicocele palpável com anormalidade no sêmen percebido no espermograma é mandatório realizar sempre o procedimento cirúrgico.

    Além disso, os resultados de gravidez natural são maiores e se devem a melhora dos parâmetros seminais e dos testes funcionais dos espermatozóides.

    E mesmo quando o casal necessita de alguma técnica de reprodução assistida, os espermatozóides são de melhor qualidade, podendo haver melhores taxas de sucesso globais.

    A Reversão de Vasectomia é um procedimento rápido, minimamente invasivo e sem dor que incide em torno de 2 a 6% das vasectomias realizadas. Embora na maioria das vezes a reversão seja motivada por um novo relacionamento ou mudança nos planos de vida, também pode ser requisitada após a trágica perda de um filho.

    A demanda aumentou nos últimos anos pela crescente aceitação da vasectomia como um método seguro e eficaz na contracepção, além do aumento das separações matrimoniais em idade reprodutiva. Todavia, ainda é um procedimento sub-indicado, em virtude da necessidade de treinamento em microcirurgia, da pressão relativamente imposta pelos ginecologistas na realização de reprodução assistida, e da desinformação sobre os bons resultados

    Os fatores que influenciam o sucesso da cirurgia são o intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão, a técnica microcirúrgica, a experiência do cirurgião, a presença de espermatozóides na secreção avaliada da porção do ducto deferente que vem do testículo e a idade da parceira, porém mesmo com esposas acima de 35 anos o casal pode ter uma boa chance de engravidar após a reversão.

    As taxas de complicação após as cirurgias de reversão são extremamente baixas. As mais frequentes são hematoma e infecção raramente necessitando outros procedimentos.






    Áreas de Atuação

    Microcirurgia

    Capacitação

    Outras Cirurgias