• Início
  • Doenças
  • Infecções do Trato Urinário em Crianças (ITU)

Infecções do Trato Urinário em Crianças (ITU)

Toda criança com febre alta, geralmente, maior que 39 graus Celsius tem uma alta probabilidade de estar com ITU.

Marque uma consulta

    Sobre

    Diagnóstico
    Primeiramente, além do exame físico, solicita-se exames de sangue: hemograma, PCR, e sumário de urina através da coleta de urina limpa para triagem. Na forte suspeita de ITU, solicita-se uma cultura de urina coletada por meio de uma sonda colocada na bexiga através da uretra. Em seguida, inicia antibiótico conforme antibiograma.
    Não se deve utilizar sacolas plásticas para coleta de urina em crianças ainda em uso de fraldas, uma vez que tem um alto risco de resultados falso-positivos.
    A urina de jato médio é uma técnica aceitável para crianças que já têm controle miccional e são desfraldadas.
    Na primeira ITU febril, faz-se uma USG das vias urinárias, principalmente, em lactentes para excluir uma obstrução do trato urinário superior ou inferior dentro de 24 horas.
    A cistouretrografia miccional é solicitada em lactentes com ITU febril.

    Tratamento
    A decisão terapêutica dependerá do estado clínico geral da criança, da idade, das alterações ultrassonográficas se existirem, do tipo de bactéria encontrada na cultura de urina e da resposta clínica ao antibiótico de cobertura ampla introduzido na veia.
    Oferecer profilaxia/prevenção antibacteriana de longo prazo, toda noite, em casos de alta suscetibilidade a ITU e risco de lesão renal adquirida e sintomas do trato urinário inferior.

    Outros Doenças