• Início
  • Doenças
  • Dilatação do Trato Urinário Superior (OBSTRUÇÃO JUP E JUV)

Dilatação do Trato Urinário Superior (OBSTRUÇÃO JUP E JUV)

A dilatação do trato urinário superior continua sendo um desafio clínico em decidir qual paciente se beneficiará do tratamento. A obstrução da junção ureteropélvica (JUP) é a mais comum causa patológica de hidronefrose neonatal. Megaureter, obstrução ao nível da junção ureterovesical (JUV) é a segunda causa patológica mais provável de hidronefrose neonatal. O uso generalizado do ultrassom durante a gravidez resultou em uma maior taxa de detecção de hidronefrose pré-natal. O desafio no manejo é decidir qual criança deve ser observada, qual medicada, e qual requer intervenção cirúrgica.

Marque uma consulta

    Sobre

    Algoritmo Diagnóstico
    Inclui ultrassom seriado e subsequente cintilografia renal tipo DTPA com diurético e
    às vezes, após discussão com os cuidadores, cistouretrografia miccional em investigações pós-natais, pois é possível que, mesmo que o refluxo seja detectado, pode não ter absolutamente nenhum impacto clínico. No entanto, deve-se ter em mente que o refluxo foi detectado em até 25% dos casos das hidronefrose antenatais.
    Oferecer profilaxia antibiótica contínua para o subgrupo de crianças com hidronefrose antenatal e alto risco de desenvolver infecção do trato urinário como: bebês não circuncisados, crianças diagnosticadas com ureterohidronefrose e hidronefrose de alto grau.
    Decidir sobre a intervenção cirúrgica com base no curso de tempo da hidronefrose e no comprometimento da função renal. Isto é, uma função renal relativa no DTPA prejudicada devido a obstrução ou diminuição da função renal relativa em estudos subsequentes e
    aumento do diâmetro anteroposterior no ultrassom e dilatação grau IV, conforme definido pela Sociedade de Urologia Fetal. Oferecer pieloplastia quando a obstrução da JUP for confirmada clinicamente ou com estudos de imagem em série provando um prejuízo substancial ou diminuição da função.
    Não oferecer como padrão cirurgia para megaureteres primários já que as taxas de remissão espontânea chegam a 85%.

    Outros Doenças