• Início
  • Exames
  • Estudo Urodinâmico ou Urodinâmica

Estudo Urodinâmico ou Urodinâmica

É um exame que tem como objetivo demonstrar a função do trato urinário inferior. Em termos práticos, ele mostra se a bexiga consegue cumprir sua função: armazenar urina sob baixa pressão e proporcionar adequado esvaziamento (micção normal), através de uma análise compreensiva da função da bexiga e da uretra em diferentes condições clínicas. Pode haver inconsistência entre a história clínica e os resultados urodinâmicos.

Marque uma consulta

    Sobre o Procedimento

    Indicação:
    - Aumento da próstata (avalia a presença de obstrução ao fluxo urinário pela próstata, bem como a força de contração da bexiga)
    - Incontinência urinária na mulher (determina a causa exata da perda de urina: se a incontinência está associada à urgência miccional/bexiga hiperativa ou se ocorre secundariamente a esforços)
    - Incontinência urinária no homem (exemplo: incontinência urinária após cirurgia para remoção da próstata)
    - Pacientes com lesões neurológicas (“bexiga neurogênica”)
    - Crianças com mielomeningocele antes dos 3 anos de idade

    Preparo:
    1- O paciente deve chegar ao hospital com antecedência de 15 minutos; 2- Vir com a bexiga confortavelmente cheia, pois o exame se inicia com a micção espontânea. A bexiga não deve estar excessivamente cheia; Recomenda-se que não se tome líquidos no dia do exame.

    Execução:
    Homens deverão esvaziar a bexiga em pé, enquanto as mulheres farão o procedimento sentadas. A urina deverá ser eliminada com a sonda ainda inserida no paciente. A duração do exame pode ser de até 45 minutos e as etapas podem ser repetidas para que o médico garanta o melhor diagnóstico possível

    Áreas de Atuação

    Exame Especializado

    Equipe Treinada e Capacitada

    Outros Exames