• Início
  • Cirurgias
  • Nefrolitotripsia Percutânea

Nefrolitotripsia Percutânea

Tratamento de cálculos renais volumosos, geralmente, maiores que 2,0cm, cálculos muito duros e cálculos em divertículos calicinais.

Marque uma consulta

    Sobre o Procedimento

    A cirurgia percutânea para tratamento de cálculos renais consiste num procedimento realizado sob anestesia geral através de mini incisões na região lombar, por meio da qual introduzimos um aparelho guiado pelo raio-X contrastado, o nefroscópio, no interior do rim para quebrar e remover os fragmentos do cálculo com recuperação muito mais rápida em relação as cirurgias abertas. O cálculo pode ser fragmentado com laser, ultrassons ou litotridor pneumático. A preferência recai para os ultrassons em virtude da melhor eficiência.

    O cateter duplo J pode ser utilizado como forma de dreno interno, para impedir que coágulos ou fragmentos de cálculo obstruam o canal do ureter.

    Orientações:
    O tempo de permanência médio no hospital é de 1 a 3 dias após a retirada da sonda de nefrostomia pelo médico ou enfermeiro.
    A urina pode conter sangue nos primeiros dias.
    Não deve realizar exercício físico durante 15 dias após o procedimento.
    Deverá voltar imediatamente ao hospital se: desenvolver febre; sentir dor no rim ou no flanco; e se ainda tiver sangue na urina 7 dias após a cirurgia.

    Complicações Mais Comuns:
    Hemorragia e Febre

    Contraindicações:
    Em gestantes e em situações em que a anatomia dificulte o acesso ao rim.

    Áreas de Atuação

    Percutânea

    Tecnologia Digital de Ponta

    Parceiros

    Endomed (Boston Scientific)

    Parceiros

    Handle Cook

    Outras Cirurgias