• Início
  • Exames
  • Urofluxometria

Urofluxometria

É um exame urodinâmico simples que determina a velocidade da micção de maneira não invasiva, pois permite observar a taxa de fluxo de urina em relação ao tempo, o volume de urina eliminado no ato miccional, e interpretar os gráficos que são gerados num software de computador. Muito usado na prática clínica e extremamente útil como exame de rastreamento e prognóstico, pois permite suspeitar de algumas patologias e de acompanhar a resposta a tratamentos. Isto é, essencial para conhecer o ritmo do nosso xixi.

Marque uma consulta

    Sobre o Procedimento

    Indicação:
    - Em crianças com sintomas miccionais irritativos (ardor, aumento na frequência das micções, vontade de urinar incontrolável) e até mesmo obstrutivos (dificuldade para iniciar a micção, dificuldade em esvaziar completamente a bexiga).
    - Em homens com sintomas miccionais irritativos e com sintomas sugestivos de obstrução no canal da uretra.
    - Em mulheres com sintomas miccionais irritativos, com sintomas sugestivos de obstrução no canal da uretra e em pré-operatório de cirurgia de incontinência urinária de esforço
    - Idosas com infecção do trato urinário de repetição
    - Antes e depois de qualquer cirurgia que seja preciso colocar sonda na bexiga.

    Execução:
    Com o paciente de bexiga cheia, após ingestão de 4 a 6 copos com água, o paciente apenas urina em um aparelho semelhante a um vaso sanitário e o computador analisa e elabora um gráfico com os resultados obtidos. Em adultos é preciso um volume urinado maior que 150ml para que o resultado seja o mais fidedigno e não limite a interpretação. Em crianças é necessário um volume urinado maior que a metade da capacidade esperada da bexiga. Por outro lado, a bexiga muito cheia pode causar uma distensão muito acentuada da musculatura, prejudicando a sua contração e influenciando negativamente na taxa de fluxo e no volume miccional.

    Orientações:
    1) Sala com privacidade; 2) Urinar na posição habitual. Geralmente, homem em pé e as mulheres, sentadas; 3) Urinar quando estiver com a vontade habitual (bexiga quase repleta); 4) Não urinar diretamente no orifício do funil; 5) Não apertar a glande (a cabeça) do pênis.

    Áreas de Atuação

    Exame de Rotina

    O Eletrocardiograma da Urologia

    Outros Exames