• Início
  • Blog
  • Outubro Rosa e Novembro Azul

Outubro Rosa e Novembro Azul

Publicado em 9 de outubro de 2023

Inicia-se o Outubro Rosa representado como todos já sabem por um laço de cor rosa. E nada mais é que uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Ficar atento a qualquer alteração suspeita na mama é uma prática essencial para identificar e prevenir o câncer de mama.

Toda mulher com 40 anos de idade ou mais deve procurar um mastologista para realizar o exame clínico das mamas anualmente. 

Mamografia é um exame muito simples que consiste em um raio-x da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.

E em relação aos homens, é claro que a saúde deles também precisa de atenção e cuidados.

O Novembro Azul, representado pelo bigode juntamente com um laço de cor azul. É também uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro para conscientização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

É recomendado que os homens deixem de lado os preconceitos e façam exames de próstata, PSA total que é um exames de sangue simples, e o toque retal, rápido, menos de 10 segundos e que que não causa dor. Esses exames devem ser realizados periodicamente a partir dos 50 anos de idade. E se houver casos na família de câncer de próstata, a melhor idade para iniciar os exames é entre os 40 e 45 anos e deve ser previamente conversada com seu urologista de confiança, uma vez que a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença.

A mensagem principal é que a única forma de garantir a cura dessas doenças é o diagnóstico precoce.

Assista o vídeo completo em nosso canal do Youtube.

Posts Recentes

Artigos

SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE TESTÍCULO

Leia Mais
Artigos

ABRIL LILÁS

Leia Mais