• Início
  • Doenças
  • Câncer de Pênis

Câncer de Pênis

É uma neoplasia que ocorre mais frequentemente em regiões de baixo padrão socioeconômico. A prevalência é maior na sexta década de vida, sendo pouco encontrado em jovens e raramente na infância. E acomete com mais frequência indivíduos portadores de fimose, com más condições de higiene e nutrição, e certos subtipos de papilomavírus humano (HPV).

Marque uma consulta

    Sobre

    Prevenção:
    Postectomia e combate ao fumo..

    História Natural:
    Normalmente uma lesão exofítica, superficial ou ulcerada, que ocorre mais comumente na glande e no prepúcio. A disseminação acontece predominantemente para linfonodos inguinais, pélvicos e periaórticos em 10 a 30% dos casos e, mais raramente, para outros órgãos em 1 a 3%, como pulmões, fígado ou ossos. A progressão da doença é lenta e pacientes não tratados em geral morrem de complicações, como infecção inguinal, necrose e erosão dos vasos femorais.

    Diagnóstico:
    Geralmente a lesão peniana apresenta mau aspecto e odor, resistente a tratamento local, evolutiva e muitas vezes exsudativa, ocasionando dificuldades no convívio social e interferindo na qualidade de vida.

    Tratamento:
    O manejo deve ser individualizado, baseando-se nas características da lesão primária e no nível de agressividade da lesão com o objetivo de preservar uma relativa haste peniana, a manutenção da função sexual e a qualidade de vida do paciente, sendo a cirurgia o tratamento padrão-ouro. Nos estágios iniciais da doença o prognóstico é bom, obtendo-se cura na maioria dos casos. Uma haste peniana de 4,0cm é suficiente para manter a capacidade de penetração.

    Outros Doenças