• Início
  • Doenças
  • Câncer de Testículo

Câncer de Testículo

É a neoplasia mais comum em homens jovens de 15 a 35 anos de idade e associa-se a elevadas taxas de cura com tratamento multimodal. No entanto, a ocorrência em crianças e adolescentes é rara, principalmente antes dos 13 anos de idade.

Marque uma consulta

    Sobre

    Epidemiologia:
    Os tumores de células germinativas correspondem a 95% das neoplasias testiculares, sendo subdivididos em seminomatosos e não seminomatosos, sendo os seminomatosos os mais frequentes dos 30 a 40 anos, enquanto que os não-seminomatosos, entre 20 a 30 anos de idade. Em crianças, tumores de saco vitelino e teratomas são os subtipos mais comumente encontrados, mas lesões benignas podem corresponder a até 80% dos casos. E nos idosos, linfoma é o mais predominante, sendo geralmente de alto grau e de comportamento agressivo.

    Fatores de Risco:
    Testículo que não se encontra na bolsa testicular, antecedente de tumor testicular contralateral, história familiar e infertilidade.

    Diagnóstico:
    Qualquer alteração na bolsa testicular exige exame físico através da palpação subsidiada por um exame de imagem. Quando a suspeita clínica de tumor é exuberante solicita-se exame de sangue específico de alguns marcadores tumorais.

    Tratamento:
    Há a cirurgia de retirada do testículo e a cirurgia de retirada dos linfonodos retroperitoneais, a radioterapia e a quimioterapia. Todas elas dependem do nível de agressividade da doença e das condições clínica do paciente.

    Outros Doenças