• Início
  • Doenças
  • Disfunção do Trato Urinário Inferior (DTUI)

Disfunção do Trato Urinário Inferior (DTUI)

Esse termo é empregado para os problemas funcionais da bexiga em crianças com mais de 4 anos, com sintomas tanto na fase de enchimento como na fase de esvaziamento, após excluir anormalidades congênitas e neurológicas. Tem uma alta prevalência variando entre 1-20%. Os sintomas mais comuns são: desejo súbito e incontrolável de fazer xixi, incontinência urinária e aumento da frequência de idas ao banheiro.

Marque uma consulta

    Sobre

    Diagnóstico:
    É preciso uma história clínica e exame físico focados nos hábitos miccionais, intestinais e nos problemas neurológicos.
    Um diário miccional de 2 a 3 dias consecutivos.
    A escala de fezes de Bristol para avaliar se há constipação.
    Um sumário de urina para excluir uma possível infecção urinária.
    Uma ultrassonografia com medida do resíduo pós-miccional para determinar a espessura da parede da bexiga, alterações renais e eficácia de esvaziamento.
    Uma urofluxometria para avaliar o fluxo de urina.

    Tratamento:
    É importante estar atento e tratar infecção urinária e constipação, quando presentes.
    A Uroterapia é o manejo inicial em todos os casos para manter uma ingestão controlada de líquidos e um esvaziamento de bexiga eficiente e regular. Medicamentos para os sintomas de desejo súbito e incontrolável de fazer xixi. E em algumas situações solicitamos fisioterapia especializada a base de eletroestimulação e biofeedback. Em casos de falha do tratamento devemos investigar de maneira mais invasiva solicitando um estudo urodinâmico e uma ressonância magnética da coluna lombossacral.

    Outros Doenças