• Início
  • Doenças
  • Fístula Urinária

Fístula Urinária

É o vazamento de urina por um órgão que não faz parte do trato urinário. Existem as fístulas obstétricas e as não obstétricas. Entre as não obstétricas a mais comum é a fístula vesicovaginal, que apresenta saída de urina pela vagina.

Marque uma consulta

    Sobre

    Nas fístulas obstétricas os cuidados obstétricos de baixa qualidade, falta de responsabilização da equipe, encaminhamento tardio e padrões de enfermagem inadequados foram identificados como causas do sistema de saúde. Os principais fatores de risco individuais incluem a idade do primeiro casamento, baixa estatura, gravidez de um filho do sexo masculino, falta de assistência pré-natal, baixo nível socio-econômico, baixa classe social, falta de emprego e analfabetismo. E, infelizmente, têm consequências prejudiciais para a saúde global e individual e estão associadas à desnutrição, disfunção sexual, ansiedade, depressão, insônia, isolamento social, agravamento da pobreza e suicídio.

    A maioria das fístulas não obstétricas tem origem iatrogênica, causada por cirurgia pélvica (p. ex., histerectomia para condições benignas ou malignas, ressecção intestinal e cirurgia urológica) e, na atualidade, brinquedos sexuais e copos.

    Diagnóstico:
    A avaliação do problema é percebida pelo vazamento de urina. E o local de origem do vazamento é determinado por meio de exames endoscópicos e de imagem com contraste.

    Tratamento:
    A depender da classificação da fístula, simples ou complexa, o manejo pode ser conservador (fechamento espontâneo), medicamentoso, cuidados com a pele para previnir as complicações ocasionadas pela acidez da urina e cirurgias

    Outros Doenças