• Início
  • Doenças
  • Hemospermia - Sangue no Esperma

Hemospermia - Sangue no Esperma

O sangue no esperma é uma situação que ocasiona um temor grande na população masculina, mas em 90% dos casos há resolução espontânea em 2 semanas.

Marque uma consulta

    Sobre

    Diagnóstico
    Em tal situação, o urologista precisa coletar uma história focada nos sintomas urinários, sexuais, e no exame físico aferir a pressão arterial e realizar o toque retal. Além disso, solicitar exames de sangue para a triagem de infecções sexualmente transmissíveis, coagulograma, hemograma, sumário de urina, espermograma, e cultura da urina e do esperma.

    E é aconselhável rastrear homens de alto risco, com idade ≥ 40 anos ou de qualquer idade com sintomas persistentes ou refratários, realizando uma ultrassonagrafia transretal da próstata ou uma ressonância magnética com avaliação multiparamétrica. E nos casos em que os métodos anteriores são inconclusivos, considera-se realizar uma uretrocistoscopia.

    Tratamento
    Conservador e com vigilância ativa nos homens de baixo risco, com idade < 40 anos, episódio isolado de hemospermia e nenhum outro sinal ou sintoma de doença. Já nos casos de alto risco é preciso curar o fator causador.

    Outros Doenças