• Início
  • Doenças
  • Cólica Renal

Cólica Renal

Dor em cólica causada por aumento da pressão dentro da via urinária, mais frequentemente no ureter, tubo que conecta o rim a bexiga, ocasionada por obstrução no seu trajeto. É causa comum de atendimento em unidades de emergência que requerem atendimento rápido.

Marque uma consulta

    Sobre

    Fatores de Risco:
    Litíase (cálculo) ureteral (mais comum); passagem de coágulos ureterais; ligaduras cirúrgicas inadvertidas do ureter e compressões extrínsecas.

    Sinais e Sintomas:
    Lombalgia intensa, abrupta, em cólica e irradiada para abdômen e/ou genitália. Sem relação com a mudança de posição ou esforço físico. Náuseas e vômitos são frequentes. Palidez cutânea, sudorese e taquicardia são comuns.

    Complicações:
    Infecções urinárias graves.

    Diagnóstico:
    Após a suspeita clínica através dos sinais e sintomas, a tomografia computadorizada sem contraste é o exame padrão-ouro para confirmação diagnóstica. Em crianças e gestantes devemos utilizar a ultrassonografia. A ressonância magnética fica reservada para as gestantes que a ecografia não elucidou o diagnóstico.

    Tratamento:
    Inicialmente, analgesia progressiva e evitar hiper-hidratação. A depender do tamanho, da localização e do número de cálculos podemos utilizar medicações que estimulem eliminar o cálculo ureteral. Isso geralmente é realizado em cálculo < 0,5cm em ureter distal. No entanto, se o paciente apresentar recorrência, dor persistente de difícil controle, dor recorrente necessitando de tratamento em unidade de urgência, cálculos ureterais > 0,5 cm, nefropatia prévia e ou presença de infecção urinária será necessário tratamento cirúrgico vídeo-endoscópico sob auxílio de laser e colocação de cateter duplo J.

    Outros Doenças