• Início
  • Doenças
  • Tumores de Adrenais

Tumores de Adrenais

É um crescimento desorganizado e descontrolado de suas células originado por mutações genéticas não corrigidas pelo organismo. Por isso, algumas síndromes genéticas hereditárias podem predispor o aparecimento desses tumores.

Marque uma consulta

    Sobre

    São glândulas localizadas acima dos rins que produzem hormônios que atuam no controle do sistema circulatório, no metabolismo do cortisol e na função sexual. Há tumores benignos e malignos. O benignos são mais frequentes e são encontrados com mais prevalência em mulheres, idosos, pacientes com síndrome metabólica e em pacientes com doença maligna, sendo o adenoma o mais comum, um nódulo totalmente assintomático diagnosticado numa ultrassonografia abdominal de rotina. Entre os malignos existem o carcionoma, incomum e de alta agressividade que se origina do córtex adrenal, e as metástases, células cancerígenas que se desprendem de outros órgãos, como por exemplo o pulmão. Não existem exames para sua prevenção.

    Sinais e Sintomas:
    Aqui vai depender se o tumor produz ou não de maneira exacerbada hormônios. Quando isso acontece o padrão é obesidade, hipertensão, virilização e intolerância a glicose.

    Exames Laboratoriais:
    Realiza-se exames de sangue e de urina bem específicos para avaliar qual a hipersecreção hormonal em vigência.

    Exames de Imagem:
    Cerca de 5% dos exames de rotina identificam lesões tumorais e 20% dessas necessitam abordagem cirúrgica. Há a tomografia e a ressonância magnética. O principal objetivo é diferenciar lesões benignas de malignas, sendo que o tamanho da lesão é o principal fator indicativo de malignidade.

    Tratamento:
    Varia de acordo com o tipo de doença, nível de agressividade que se encontra, e o estado de saúde do paciente. Pode ser: conservador, hormonal, cirúrgico, com ou sem radioterapia/quimioterapia. A escolha do método depende do tamanho e extensão da doença assim como das condições clínicas de cada paciente.

    Outros Doenças